Vídeos

[Videos] [threecolumns]

Falando de Salvação

[salvação][twocolumns]

Tomando suas lâmpadas - Parte 2

No poster anterior (clique aqui),  vimos que as dentre as dez virgens tinham as cinco prudentes e as cinco loucas. E que todas estavam a espera do esposo, mas somente as prudentes carregavam,  além da lâmpada acesa, também azeite nas vasilhas. Vimos que todas foram acometidas de sono pelo cansaço da espera.

Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro. Mateus 25:6
Quando o esposo chegou, houve um clamor e elas se levantaram para preparar suas lâmpadas! Mas as loucas, vendo que o azeite estava acabando, pediu que as prudentes dividissem com elas.

Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas. E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam. Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós. E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. Mateus 25:7-10.

A responsabilidade individual

Hoje aguardamos o nosso esposo (Senhor Jesus) na magnitude da Sua volta. Enquanto isso, passamos por lutas, problemas, tribulações que podemos exemplificar pelo sono que todas tiveram. Isso mostra que dentre os que O aguardam existem os que estão prontos e os que não estarão. Independentemente se estão passando ou não por qualquer coisa que o possam afastar do seu Senhor. E por mais que queiramos salvar alguém torna-se difícil se a própria não está sendo prudente. Quando trazemos alguém
para a igreja, ela passa a aprender o caminho a seguir, mas depois disso é com ela. Ela sabe bem o que fazer e cada um é responsável pela sua própria salvação.

Ao fechar as portas, chegaram as virgens loucas implorando que abrisse a porta.

E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos. E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço. Mateus 25:11-12.

Essa expressão: “vos não conheço”. É muito pesada de ouvir. Quando vemos alguém que nos lembramos dela e, ao cumprimentá-la, ela diz: de onde te conheço mesmo? Ficamos se jeito. Não é verdade? Agora imagine o Senhor Jesus falando isso para nós!

O fato é que as cinco loucas não estavam onde deviriam estar. E por quê? Faltou azeite pela falta de prudência delas. É o que acontecem quando não estamos apercebidos e vigilantes. Buscando Ele nos momentos de aflições, tribulações ou mesmo em tempo de paz. O sono delas pode muito bem caracterizar qualquer uma destas situações! O que importa é que, devemos ter nossas lâmpadas cheia de azeite (Espírito Santo) e mais ainda! Sem medir a Sua presença em nossas vidas. Não buscar somente quando vamos à igreja, mas a todo o momento. Isto é ter azeite na vasilha e não ter a porção do Espírito Santo por medida, ou seja, limitado em nós.

Que esta lição possa ser impregnada no coração do querido leitor.


Postar um comentário
  • Blogger Comente
  • Facebook Comente
  • Disqus Comente

Nenhum comentário :