Vídeos

[Videos] [threecolumns]

Falando de Salvação

[salvação][twocolumns]

Tomando suas lâmpadas - Parte 1

Uma certa vez o Senhor Jesus querendo ensinar aos seus discípulos com respeito a vigilância, contou uma parábola sobre dez virgens. Sendo que cinco prudentes e cinco loucas.
"Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas." Mateus 25:1 e 2.
Uma passagem que todos os cristãos conhecem, mas que em alguns pontos podemos perceber que, em muitas coisas que Ele queria alertar, e outras ensinar.

Ele fala que todas tinhas a lâmpada para que pudesse iluminar o caminho em que passariam e também para que, quem chegasse viesse reconhecê-las. Imagine que naquela época era de sua importância que carregassem este instrumento, uma vez que não existia iluminação pública. Como nos dias de hoje, onde não há iluminação somos obrigados carregar uma “lanterna” para não tropeçarmos e não nos perder pelo caminho.

Dentre elas cinco prudentes e cinco loucas. Aparentemente não havia o que diferenciasse uma da outra, pois eram virgens, cremos que bonitas, talvez prometidas como era costume da época e que aguardavam o esposo. Interessante que todas tinha o mesmo compromisso a cumprir para com seu esposo. Todas aguardavam pelas bodas.

A diferença entre as prudentes e as loucas 


"As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas." Mateus 25:3 e 4.

Elas foram ao encontro do esposo. As prudentes levaram azeite a mais para o caso de precisarem. O azeite não estava por ali para que, quando saíssem, simplesmente pegassem e saíssem. Elas tiveram que, ou no dia anterior prepararem as vasilhas, ou levantassem cedo para preparar tudo seguir caminho. Elas na verdade não sabiam o que vinha adiante, elas não estavam adivinhando que o esposo tardaria, que pudesse acontecer algo que viesse a precisar de mais azeite. Elas simplesmente se precaveram de levar mais. Mas as loucas só pegaram as lâmpadas e foram. Simples, não?

"E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram." Mateus 25:5

Todas adormeceram! Mostra que todas estavam sujeitas as mesmas fraquezas, mesmas situações. Elas foram acometidas de um sono, que veio de um cansaço pela espera.

Sabe..., o fato de crermos em um Deus grade, poderoso, invencível e que pode infinitamente todas as coisas, não que dizer que não passemos todos pelas mesmas aflições, problemas e quaisquer tribulações! 



Postar um comentário
  • Blogger Comente
  • Facebook Comente
  • Disqus Comente

Nenhum comentário :